Foto divulgação |
* Com informações da assessoria
Começa nessa terça (9) no Cinema São Luiz o MOV I Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco. Serão quatro dias de exibição – encerrando na sexta (12) –, com 35 curtas-metragens, de 15 países, em duas competições (uma nacional e outra internacional). Além disso, a produção trará para o Recife, pela primeira vez, uma mostra especial do Festival Independente l'Alternativa, de Barcelona, na Espanha, que está em sua 21ª edição neste ano, com curadoria da espanhola Patrícia Sanchez.
A programação do MOV está dividida em blocos de sessões temáticas, abordando diversos assuntos. Um dos blocos é o "Liberdade Antes que Tardia", que reunirá curtas da competitiva nacional que têm como temática o empoderamento de minorias, abordando, por exemplo, temas relacionados ao homossexualismo e à comunidade negra. Outro bloco de sessões, desta vez internacional, é “Os fins justificam os meios”, em que os curtas abordam desafios de personagens que enfrentam suas angústias, seja por razões pessoais ou trazidas por terceiros. Já entre as exibições do L'Alternativa, que marcará o encerramento festival na sexta.
A produção e direção artística do MOV é de Amanda Beça, Txai Ferraz Vinícius Gouveia (todos graduandos de cinema da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) e de Thaís Vidal, da Ponte Produções, também diretora executiva. Eles assinam a curadoria juntos com Filipe Marcena e André Valença, sob a coordenação de curadoria de Laécio Ricardo. O festival surgiu da vontade de circular a produção estudantil e promover oportunidade de conhecimento e diálogo com trabalhos originados em outros universos e outras culturas. Os idealizadores acreditam que os festivais representam um importante espaço para que estudantes apresentem e aprimorem seus projetos. No Brasil, esse tipo de iniciativa já está consolidada, por exemplo, no Rio de Janeiro (FBCU), em Brasília (FUA), em Aracaju (Sercine) e no Ceará (Noia).
Etapa educativa
O MOV oferece uma etapa educativa gratuita, com as oficinas “Direção para stop motion”, com a premiada Nara Normande (ainda com vagas), e “Elaboração de projetos: financiando a sua ideia”, com a jovem produtora Thaís Vidal. Ambas acontecem no PortoMídia. O MOV terá ainda as mesas de discussão, igualmente gratuitas, no Instituto Cervantes, “Cinema e Educação: Olhar faz poesia”, com a especialista pernambucana Jane Pinheiro, e “Kinopolitks: Cinema e Política”, com Pedro Severien e Mariana Porto.
A entrada é franca. O patrocínio é do Governo do Estado, através do Funcultura Audiovisual, em parceria com o PortoMídia e o Instituto Cervantes.
Maiores informações e a programação no www.movfestival.com
Serviço
MOV I Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco
De terça (9) a sexta-feira (12)
Cinema São Luiz - Rua da Aurora, Boa Vista, Recife
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário