O bairro do Guadalupe, no Sítio Histórico de Olinda, é um dos celeiros mais importantes do Coco de Roda no Brasil. Lá acontece há 15 anos, no primeiro sábado de cada mês, o projeto Sambada de Coco do Guadalupe liderado por Beth de Oxum, coordenadora do Centro Cultural Coco de Umbigada. No mesmo bairro mora a Dona Selma do Coco patrimônio vivo de Pernambuco e tem seus trabalhos reconhecidos internacionalmente.
Com essa tradição e resistência, é realizado de 17 a 21 de novembro o Festival de Coco de Roda Zumbi Olinda. A celebração vai reunir uma programação com oficinas, palestras, mostra audiovisual, com a temática afro-brasileiro, seminário, cortejo e apresentações de grupos e artistas pernambucanos, com a participação da sambista Leci Brandão. O evento faz parte das comemorações da semana da Consciência Negra e a luta pela valorização da brincadeira do Coco e suas tradições, de uma das manifestações mais representativas do povo de matriz africana brasileira.
A realização é do Ponto de Cultural Coco de Umbigada e conta com patrocínio dos Correios. A festa é aberta, é de graça, é da comunidade. Então aproveitem para sambar, prestigiar e conhecer essa rica tradição popular de transmissão e manutenção do conhecimento da cultura negra com os povos indígenas no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário