terça-feira, 7 de outubro de 2014

Coco Valente faz sua estreia aos palcos nesta sexta (10) na Sambada de Coco de Tabajara

Foto: Sandro Barros

* Por Sandro Barros (colaborador)

Nesta sexta-feira (10) de Outubro, no Recanto Cultural foi o dia e local escolhido pelo Coco Valente realizar sua estreia aos palcos, na Sambada de Tabajara, dentro da sua casa. E convida a todos para participar desse momento único na recente trajetória percorrida pelo grupo.

O Coco Valente surge em Junho de 2014 em Cidade Tabajara (Olinda), terra de eferverscência e fomentação cultural impar dentro de Pernambuco. Composto por cinco amigos, que comungam entre si, o amor e respeito pela Cultura Popular, tendo no Coco, daquele de raiz, de dançar no chão de barro batido, feito na fumaça do charuto, coisa de negro, de índio, de gente que faz das suas tradições, sua arte, e sua vida.

Formado pelos músicos valentes: Heydson Chapa, Rodolfo Dik, João Almeida, AndersonJosé e Dinda Salú (filho do inesquecível Mestre Salustiano). O Coco Valente traz no seu balaio recheado, músicas e letras autorais, que traduzem as experiências e dificuldades vivenciadas diariamente por cada integrante. Fazendo de sua vida, seu verdadeiro palco. No palco todos integrantes se revezam entre, tocar e cantar, proporcionando dinamicidade musical inerente ao grupo, que já nasce com uma musicalidade própria típica de quem sabe bem o que faz e o que quer, de onde veio e para onde que ir.

Tendo no tambor, rabeca, pandeiro, ilu e ganzá os instrumentos bases de sua formação. O grupo elege o ritmo do Coco como elemento musical central, servindo de base para experimentações rítmicas cultivadas pelo Coco Valente. Mestras, Mestres, Grupos e Folguedos populares tradicionais brasileiros são fontes perenes de inspiração para o grupo, que não deixa de valorizar suas raízes culturais locais, trazendo em sua bagagem, referencias musicais oriundas das matrizes africanas e indígenas. Essas, que são as principais matrizes culturais que compõe a formação sociocultural do brasileira.

Sambada de Coco de Tabajara

O objetivo da Sambada é promover o intercâmbio artístico cultural entre Mestres, Sambadas e grupos de Coco de Pernambuco. Fortalecendo a Cultura Popular nos bairros e comunidades, onde são realizadas e geridas, além de criar um espaço fomentador de Cultura Popular, colocando o Coco, como elemento central desse fortalecimento, ditando o ritmo do lugar.

Serviço
Estréia do Coco Valente e convidados
Quando? Sexta 10 de outubro a partir das 19hs
Onde? Recanto Cultural - Cidade Tabajara | Olinda (na entrada da Casa da Rabeca)
Entrada gratuita. Venha e participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário