quarta-feira, 23 de julho de 2014

Sesc Casa Amarela promove Ciranda da Gente no Pátio de São Pedro


















* Informações da assessoria

Na próxima sexta-feira, 25 de julho, a partir das 20h, o Sesc Casa Amarela realiza o projeto Ciranda da Gente, no Pátio de São Pedro, centro do Recife. A programação conta com um encontro entre as Irmãs Baracho, filhas de Baracho, um ícone da ciranda pernambucana e a Ciranda Mimosa do mestre João da Guabiraba, de Águas Compridas (Olinda).

Afirmando o objetivo do Sesc Casa Amarela de estreitar laços com os parceiros da Região Metropolitana do Recife, com apoio da Prefeitura da Cidade do Recife, o Ciranda da Gente deve ocorrer sempre na última sexta-feira de cada mês.

“A meta é promover mensalmente uma atividade de formação seguida da apresentação musical de dois grupos de ciranda, a cada evento. A atividade de formação é uma ação de desenvolvimento artístico e cultural que visa integrar o público com o universo cultural da Ciranda através de atividades previamente planejadas”, explica Maria Cristina Barbosa, gestora do CDRM do Sesc Casa Amarela.

Nesta segunda edição do projeto haverá apenas a apresentação musical, e a partir de agosto as atividades formativas começarão, oferecendo mini oficinas, exibição de acervo audiovisual, momentos de intercâmbio entre os mestres cirandeiros, performances e mini concertos.

Sobre o Projeto


O Projeto Ciranda da Gente representa o compromisso com a solidificação de uma ação cultural que busca favorecer o intercâmbio cultural e fruição estética contínua entre o artista de tradição oral e o público, e também oferecer a toda comunidade o acesso à programação mais qualitativa em música do Sesc. O objetivo principal é reunir grupos de Ciranda através da produção e difusão de ações significativas que fomentem a valorização da cultura tradicional pernambucana e a formação crítica de ouvintes musicais.

A Ciranda é uma manifestação cultural que reúne música e dança e apresenta diferentes expressões em Pernambuco. A música se expressa através do canto acompanhado por um grupo de instrumentos de sopro e/ou percussão, apresentando variações na estruturação melódica e rítmica de uma região para outra. Sendo também uma forma de dança, se manifesta como uma brincadeira de rua, coletiva, que geralmente é dançada mediante a formação de uma roda, agregando todos àqueles queiram entrar na roda para de mãos dadas, cantar e dançar.

Serviço:
Projeto Ciranda da Gente
Data: 25/07 | 20h
Local: Pátio de São Pedro, Centro do Recife

Entrada gratuita
Informações: (81) 3267-4425 (CDRM/SESC Casa Amarela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário