quinta-feira, 10 de julho de 2014
Cia de palhaços chega no Recife com espetáculos e oficinas gratuitos no Sesc Santo Amaro
* Informações da assessoria
Para todas as idades, o projeto Notável Circulação, da Cia dos Notáveis Clowns, está na cidade. Com dezesseis anos de estrada, a companhia de palhaços paraense traz a Recife dois espetáculos. Dia 10 de julho (quinta-feira) tem “Rir é o melhor remédio”, às 16h, na Praça do Campo Santo, em frente ao Sesc santo Amaro, e dia 12 (sábado) apresentam “Cada qual em seu barril”, às 19h, no Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro). Toda programação é gratuita e aberta ao público.
Recife é uma das dezesseis do país a receber o projeto que celebra o aniversário do grupo. Entre nove espetáculos, a companhia escolheu três para colocar na mala: “Cada Qual em Seu Barril”, livre adaptação do livro “Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril” (Ruth Rocha), conta a história de dois palhaços – o Toli e o Pierierieca – que armazenam bombas e pólvora em barris no quintal de suas casas vizinhas e se veem obrigados a dividir o mesmo espaço. Uma divertida batalha de egos que promete um final inesperado.
Já no espetáculo “Rir É o Melhor Remédio”, resultado de um processo colaborativo da companhia, o palhaço Toli Tolá recebe a indicação médica de fazer uma dieta alimentar e praticar exercícios físicos regulares. Para ajudar o amigo e evitar que ele “leve um peteleco” a qualquer momento, o parceiro Pierierieca das Piererequices Pierierecadas resolve dar uma força para Toli Tolá. Mas ninguém disse que seria fácil!
O humor presente nos espetáculos é levado para a prática da aprendizagem. Os integrantes da Cia, Arthur Mariana Neves e João Guilherme Ribeiro, irão ministrar a oficina "Onde eu meto meu nariz?", que iniciará as técnicas de clown aos participantes. Serão estimuladas a coordenação motora, agilidade, visão periférica e o tempo de reação. O senso crítico e a capacidade criativa também estão no programa. A oficina é voltada para artistas, estudantes, professores e profissionais liberais. Em Recife, a oficina será realizada de 10 a 12 de julho, às 9h, no Sesc Santo Amaro. Para participar, os interessados devem se inscrever no local. É grátis e ao final, os participantes recebem certificado.
Segundo a atriz da Cia dos Notáveis, Adhara Belo, a circulação tem sido uma oportunidade de amadurecimento dos espetáculos e da produção da Cia. “A interação com o público de diferentes cidades tem nos feito explorar mais a encenação, adaptar e perceber as múltiplas possibilidades de troca com o espectador. Sem dúvida, isso é um ganho de maturidade pra todos nós em cena", comenta Adhara.
O projeto, que faz parte da comemoração dos 16 anos da Cia, une duas circulações "Circulando Sorrisos" e "Do Oiapoque ao Chuí a gente mete o nariz", selecionadas em editais de patrocínio e de incentivo à cultura do Banco da Amazônia e do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013.
ESPETÁCULOS
Cada qual em seu barril
Dramaturgia: Livre Adaptação da Cia
Direção: Processo Colaborativo da Cia
Livremente inspirado na literatura infantil “Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril”, da autora Ruth Rocha. A peça, voltada para o público infanto-juvenil, discute de maneira lúdica, temas como a intolerância e a violência do homem. No palco, dois palhaços, o Toli e o Pierierieca, que são vizinhos, cultivam o hábito de armazenar bombas e pólvoras em barris no quintal de suas casas. O desentendimento começa quando ambos se veem obrigados a dividir o mesmo espaço. Cada palhaço entra em cena com uma vela acesa na mão e exige que seu vizinho apague sua vela, mas nenhum dos dois quer ceder, fazendo com que a relação entre os dois se torna cada vez mais difícil.
Rir é o melhor remédio
Dramaturgia: Livre Adaptação da Cia
Direção: Processo Colaborativo da Cia
O palhaço Toli Tolá sempre cultivou hábitos alimentares exagerados, comendo tudo o que via pela frente. Os seus últimos exames médicos indicaram que ele deve fazer uma dieta alimentar e praticar exercícios físicos regulares ou ele levará o peteleco a qualquer momento. Seu parceiro inseparável, Pierierieca das Piererequices Pierierecadas resolve dar um basta nesta situação e ajudar a qualquer custo seu amigo rechonchudo e sedentário a sair dessa. O problema é que Toli sempre acaba estragando tudo, e estimular esse palhaço trapalhão não será nada fácil. É minha gente, às vezes não tem remédio mesmo e é melhor rir do que chorar.
OFICINA: "Onde eu meto o meu nariz? Um convite ao direito de errar"
Ministrantes: João Guilherme Ribeiro e Arthur Mariana Neves.
A oficina traz ao público iniciação as técnicas de clown como contribuição para uma investigação individual, buscando características exclusivas de cada um que possam ser incluídas na elaboração de um corpo cômico para a composição de um palhaço genuinamente brasileiro, desenvolvendo a coordenação motora, agilidade, tempo de reação, visão periférica dos alunos, além de proporcionar o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade criativa.
Carga horária: 15h/ Público Alvo: artistas, estudantes, professores e profissionais liberais / Vagas: 20.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário