sábado, 24 de maio de 2014

Mostra Brecht no Cinema inicia neste sábado no Sesc Casa Amarela



* Informações da assessoria

Depois de uma temporada de espetáculos, agora é a vez de conferir uma série de projeções de filmes, que integra a 8ª Edição do Festival Palco Giratório, a partir deste sábado (24) e segue até a próxima quarta-feira (28). Drama, comédia, documentário e depoimentos serão exibidos na Mostra Brecht no Cinema, no Cine Coliseu (Sesc Casa Amarela), Zona Norte do Recife. A Mostra apresenta os principais trabalhos no cinema do dramaturgo Bretolt Brecht, um dos grandes pensadores do nosso tempo, além de documentário sobre o mesmo. A entrada de todas as sessões é gratuita.


Para abrir a Mostra, neste sábado, às 16h, o drama A ópera dos três vinténs será uma versão restaurada da famosa adaptação de G. W. Pabst (A Caixa de Pandora) para o lendário musical de Brecht. Músicas de Kurt Weill. Em Londres, na virada do século XIX para XX, Mack, conhecido como “A Faca”, um bandido da época, casa-se com Polly sem que seu pai, Peachum, tenha conhecimento.


No domingo (25), às 16h, a programação continua com o documentário Como Vive o trabalhador berliense que denuncia contundente sobre as condições de do trabalhador na capital alemã. O filme mostra temas com os quais sofriam os trabalhadores berlienses, como por exemplo o fechamento de fábricas, o aumento do aluguel e o despejo. Em seguida, o longa Kuhle Wampe oder Wen gehoter die Welt conta a expericência do dramaturgo Bertold Brencht mais próxima do cinema, com o roteiro de sua autoria. O longa alemão aborda o problema do desemprego e a formação da esquerda na República de Weimar. O título refere-se a uma barraca no acampamento da paisagem rural próximo a Berlim. História de uma família operária durante uma crise econômica na República de Weimar. Marco do cinema político-social.


Para começar a semana, nada melhor do que dar muitas risas com o filme Os mistérios de uma barbearia, na próxima semana segunda-feira (26), às 16h. A história é narrada em uma barbearia, os clientes aguardam enquanto um aprendiz preguiçoso, interpretado pelo famoso ator Karl Valentim, dorme. A direção é de Bertolt Brecht e Erick Engel. Logo depois, Os carracos também morrem entra em cena com o drama de um nazista assassinado na Tchecoslováquia ocupada. Como represália, a Gestapo começa uma sangrenta caçada. Obra prima de Fritz Lang.

O premiado documentário A vida de Bertol Brencht, de Joachim Lang, traça um retrato apaixonante de Brecht, a partir de raras imagens de arquivo e entrevistas, será exibido na próxima terça-feira (27), às 16h.

Para concluir a série de exibições de longas-metragens, na quarta-feira (28), às 16h, será realizado as Visões de Brencht com depoimentos de especialistas na obra brechtiniana, pelos professores Iná Camargo Costa (USP), Marcos Soares (USP) e Maria Sílvia Betti (USP).

Serviço
Local: Cine Coliseu (Sesc Casa Amarela)
Endereço: Av. Professor José dos Anjos, 1190, bairro da Mangabeira
Telefone: (81) 3267-4400

Nenhum comentário:

Postar um comentário