terça-feira, 25 de março de 2014

Lançada a X edição do Concurso de Roteiros para Documentários Rucker Vieira













Fonte: Fundaj

Foi lançada a X edição do Concurso de Roteiros para Documentários Rucker Vieira. No ano em que completa 10 anos de existência a proposta temática será a história dos povos africanos no Brasil com o mote: "Africantos - histórias e memórias do povo afro-brasileiro".

Serão selecionados dois projetos para a realização de dois documentários de 26 minutos cada um, com prêmio de R$ 80 mil brutos. Os documentários são exibidos pela TV Brasil.

Na edição passada, em 2012, o tema do concurso foi "Nordestes emergentes". Foram 71 projetos inscritos: 45 da região Nordeste; 21 do Sudeste; três do Sul; um do Norte e um do Centro-oeste. Foram selecionados três projetos vencedores: "Aracati", de Julia de Simone (RJ); "Canavieiros", de Andréia de Arruda Ferraz (PE); e "O Touro", de Larissa Figueiredo Mendes (DF).


Outros premiados pelo Rucker Vieira foram Marcelo Lordello, diretor de "Eles Voltam", com o projeto "Vigias", e Gabriel Mascaro, diretor de "Avenida Brasília Teimosa", com o projeto "As Aventuras de Paulo Bruscky".

Em todas as edições, a comissão julgadora é composta por cinco integrantes: um representante da TV Brasil, um membro da área de Audiovisual da Fundação Joaquim Nabuco (ou indicado) e três especialistas com experiência comprovada na área, dois deles representantes da sociedade civil.

O Concurso de Roteiros Rucker Vieira é uma iniciativa da Massangana Multimídia Produções/Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Artes (MECA), da Fundação Joaquim Nabuco, que seleciona e premia anualmente projetos para realização de documentários, gerando obras audiovisuais destinadas aos processos educacionais em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação.

Para Cynthia Falcão, coordenadora a Massangana Multimídia Produções, "O Rucker Vieira vem se consolidando como um prêmio de grande importância para a realização audiovisual no que tange à produção de documentários para televisão e se destaca pela utilização das obras como ferramenta pedagógica além da parceria com a TV Brasil que contribui com o escoamento de uma produção audiovisual de qualidade e transformadora."

Para mais informações: concursos.multimidia@fundaj.gov.br

:: Ficha de Inscrição (Pessoa Física)

:: Ficha de Inscrição (Pessoa Jurídica)

:: Modelo de Carta de Anuência

:: Modelo de Termo de Autorização

:: Perguntas Frequentes

:: Planilha de Orçamento

:: Plano de Produção

:: Edital Rucker Vieira


SAIBA MAIS

Quem foi Rucker Vieira? (1931 - 2001)


O pernambucano Rucker Vieira entrou para a história do cinema brasileiro por ser o diretor de fotografia de Aruanda (1960), filme dirigido pelo paraibano Linduarte Noronha. Aruanda foi um marco da nossa cinematografia pela sua contribuição aos rumos estéticos do Cinema Novo: este filme teria inaugurado o cine-documentário brasileiro. Rucker atuou como diretor de fotografia nas décadas de 1960-70 e apresentou uma proposta inovadora com uma luz crua, dura, sem a utilização de refletores e rebatedores. Foi um dos principais responsáveis pela estética do Cinema Novo, dotando o documentário com um realismo singular e em sintonia com a aridez do tema e personagens registrados na tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário