quinta-feira, 7 de novembro de 2013

3ª Mostra Canavial de Cinema discute Patrimônio e Memória






















Fonte: Mostra Canavial

No próximo dia 8 de novembro começa a 3ª Mostra Canavial de Cinema, com a proposta de promover a potência transformadora do cinema nas cidades de Goiana, Condado, Timbaúba, Aliança, Vicência, Nazaré da Mata, Tracunhaém e Carpina. A abertura será na cidade de Goiana, no histórico Cine Teatro Polytheama, que receberá uma série de atividades especiais.

Em sua nova edição, a Mostra Canavial apresentará curtas-metragens brasileiros capazes de provocar reflexões a respeito de patrimônio e memória, principal tema do evento este ano. “Vamos abraçar o Polytheama e nos reapropriar desse espaço coletivo, que precisa de atividades contínuas”, diz o diretor da mostra, Caio Dornelas, que durante a Mostra do ano passado fundou o Núcleo de Produção Engenho Digital – NPED, com o objetivo de desenvolver ações de exibição, formação, realização e distribuição na Mata Norte Pernambucana.

A 3ª Mostra Canavial de Cinema é uma realização do Núcleo de Produção Engenho Digital, com o incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e apoio dos municípios que recebem o festival.

Histórico – Desde sua primeira edição, em 2011, a Mostra Canavial vem provocando reflexões acerca da realidade da Zona da Mata Norte. Ano passado, implementou um núcleo de produção audiovisual nesta região, marcada em nossa atualidade pelo desenvolvimento econômico como a instalação de empresas de grande porte como a FIAT, investimentos massivos na construção do complexo esportivo para a Copa do Mundo de 2014. Como resposta a esses acontecimentos, a Mostra Canavial se coloca a favor do empoderamento das populações locais dos signos de sua cultura, história e atualidade, através de exibições públicas e gratuitas, debates e celebrações.


Programação e informações www.mostracanavial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário