quinta-feira, 25 de julho de 2013

Miradocs oferece curso gratuito em Recife


Curso gratuito selecionará oito propostas de documentários para participar do laboratório de projeto, argumento e pitching

Recife receberá em setembro mais uma edição do Miradocs, curso voltado para quem se interessa ou trabalha com audiovisual. O curso é oferecido gratuitamente pelo Ateliê Produções e TJV Consultores Associados e trará o módulo Clínica.Doc com o objetivo de ajudar as equipes a encontrarem a narrativa mais adaptada à história que querem contar em seus filmes. Além disso, os participantes serão treinados em estratégia de mercado e pitchings para melhor venderem suas propostas.

As aulas acontecerão entre os dias 09 e 14 de setembro, mas as inscrições já estão abertas no site www.cursomiradocs.wordpress.com. Serão selecionados oito propostas de documentários e os critérios para classificação serão: novidade e surpresa do tema geral a ser abordado no filme; força dramática dos personagens e suas histórias e experiências prévias da equipe envolvida. Os projetos de documentários que já estiverem em estado avançado de pesquisa, ou mesmo que já tenha filmado trechos do filme, terão prioridades. Entretanto, ideias inovadoras e visões criativas para documentários em estágio inicial de pesquisa também serão selecionados. Cada um terá direito a três vagas no curso, podendo indicar seus diretores, produtores e assistentes para participar.

Para o curso será montado um ambiente estruturado para facilitar o aprimoramento de projetos de documentários já existentes e para aumentar o potencial para o mercado de salas de cinema ou TV. Neste módulo, tutores trabalham diretamente com os criadores do documentário para melhorar o argumento, construir uma trama coerente e estabelecer a estratégia de pitching para o filme. Os participantes terão palestras, em grupo, sobre arco narrativo, construção do personagem no documentário, tratamento audiovisual no documentário e técnicas para defesa oral em pitching, este último vai possibilitar os proponentes a chance de defender seus projetos para diretores de canais de TV e produtores independente. O curso tem incentivo da Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.


Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no site, com textos sucintos. Cada pessoa pode inscrever até duas propostas, mas cada uma delas é uma inscrição independente. Não serão selecionadas duas propostas de um mesmo proponente.

Critérios para classificação das propostas:
1 – Novidade e surpresa do tema geral a ser abordado no filme.

2 – Força dramática dos personagens e suas histórias.

3 – Experiências prévias da equipe envolvida.


* Informações da assessoria

Site Miradocs: www.cursomiradocs.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário