Fonte: site Prefeitura de Olinda
Evento acontece no teatro do Brum desta quinta (04) até o próximo sábado (06)
Por Ana Paula Gomeze
A partir desta quinta-feira (04) até o próximo sábado (06), Olinda realiza sua 3ª Conferência Municipal de Cultura, no auditório do teatro do Brum, Centro de Convenções de Pernambuco, no bairro de Salgadinho. A abertura será às 19h, com palestra do ex-secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Roberto Peixe. Nesta edição, a Conferência, que tem como tema base “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, desenvolverá seus trabalhos focando também na análise das metas do Plano Municipal de Cultura.
O evento, que vai reunir gestores municipais, empresários, ONGs, representantes de movimentos e trabalhadores artísticos e culturais, tem como objetivo principal, discutir a realidade municipal e estimular a mobilização da sociedade civil e do governo em torno da constituição e discussão do novo momento da política cultural do país, conforme Acordo Federativo de integração ao Sistema Nacional de Cultura celebrado entre a Prefeitura Municipal de Olinda e o do Governo Federal, definindo assim diretrizes que ajudarão a ação dos agentes culturais em nosso município.
De acordo com secretário de Patrimônio e Cultura, Lucilo Varejão, o Plano Municipal de Cultura também está na pauta principal dos debates, pois será finalizado durante o evento e em seguida enviado à Câmara de Vereadores para apreciação. “Vamos consolidar o Plano Municipal de Cultura que foi construído de forma coletiva e colaborativa, mão a mão, governo e sociedade. Artistas, produtores, pesquisadores e moradores trabalharam juntos para que o Plano refletisse a realidade de cada segmento, seus anseios e esperanças, traduzidos em diagnósticos, diretrizes e metas”, comemora.
Durante a Conferência Municipal, os delegados eleitos nas pré-conferências realizadas nos dias 27 e 28 de junho, terão direito a voto e estarão na disputa para escolha dos delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual, prevista para setembro e posteriormente na Conferência Nacional, prevista para novembro. Na pauta de objetivos estão a elaboração e proposição de prioridades e diretrizes para o diagnóstico da diversidade cultural do município, assim como o aprofundamento e desenvolvimento de práticas de gestão democrática e participativa, ao nível do planejamento estratégico municipal.
O Plano Municipal de Cultura é um importante instrumento de planejamento estratégico, construído democraticamente, que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura. É um dos cinco elementos básicos exigidos pela lei que regulamenta o Sistema Nacional de Cultura e deve ser alinhado com os Planos Estadual e Nacional. Ele vai definir as Políticas Culturais da cidade nos próximos 10 anos.Em Olinda, o Plano Municipal de Cultura vem sendo discutido desde 2005. A participação popular aconteceu de forma mais efetiva com a realização da 1ª Conferência Municipal de Cultura, quando posteriormente foram criados o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Olinda, o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura com Fundo Municipal de Cultura, e a Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda – SEPAC, em 2008.
O Plano Municipal de Cultura continua aberto para consulta pública até o dia 12/07, na página: http://www.olinda.pe.gov.br/pmc/consulta-publica/
Serviço
Local: Teatro do Brum – Centro de Convenções de Pernambuco
Data: Dia 04 à partir das 18h
Consulta pública do Plano Municipal de Cultura: http://www.olinda.pe.gov.br/pmc/consulta-publica/Link: http://www.olinda.pe.gov.br/cultura/conferencia-municipal-de-cultura-foca-no-plano-municipal-e-nos-desafios-do-sistema-nacional-de-cultura

Nenhum comentário:
Postar um comentário