Fonte: Site Prefeitura do Recife
Iniciativa será realizada no Teatro Apolo, no Bairro do Recife, a partir desta quarta-feira (24)
Ações e propostas de preservação, difusão e promoção do frevo voltam a ser discutidas entre os dias 24 e 26 de abril, durante o 2º Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo. A iniciativa, que reunirá carnavalescos, pesquisadores, historiadores, dançarinos, músicos e outros agentes responsáveis pela manutenção da tradição cultural, acontece no Teatro Apolo, no Bairro do Recife. Os interessados podem fazer a inscrição no local do Encontro. Podem participar até duas pessoas por agremiação carnavalesca, dos segmentos de Blocos Líricos, Clubes de Frevo, Pontos de Cultura, Clubes de Bonecos, Dança e Música. Dúvidas poderão ser esclarecidas no 3355.8048 ou 8714-8683.
O 2º Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria de Cultura do Recife, Ministério da Cultura, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, UFPE, UFRPE e UPE. Esta ação integra a política federal de salvaguarda de bens de natureza imaterial, a qual visa atuar no sentido da melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam a existência do Frevo.
Além dos debates e apresentações artísticas, o evento abarca o processo eleitoral que irá selecionar os novos membros do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo. A abertura das discussões será na quarta-feira (24), às 13h, com a mesa “O Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, que terá a participação da pesquisadora e assessora da Secretaria de Cultura do Recife, Carmem Lélis, do Maestro Spok e do professor da UFRPE, Júlio Vilanova. A conversa será mediada pela doutora em Educação, Magdalena Almeida.
No segundo dia do Encontro, o tema “Intercâmbio de experiências entre Pontos de Cultura do Frevo” contará com falas dos representantes dos Pontos de Cultura O Bonde, Seu Malaquias e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, respectivamente: Cid Cavalcanti, Xôxo Malaquias e Maestro Forró. Por fim, na sexta-feira (26), serão debatidas as experiências de praticantes do Frevo fora do Recife. A coreógrafa Célia Meira apresentará o caso O FIB (Felicidade Interna Bruta) e o Frevo, e o Maestro Edson Rodrigues contará a experiência da Orquestra Marafreboi, no Distrito Federal.
O Encontro promoverá também apresentações culturais, sempre ao final dos debates. Na quarta-feira (24) tem desfile do Bloco Cordas e Retalhos. Na quinta-feira (25), será a vez do Maestro Edson Rodrigues tocar o solo do Vassourinhas; e na sexta-feira (26), o encerramento ficará por conta da Orquestra Popular do Recife, regida pelo Maestro Ademir Araújo, com a participação dos passistas do Grupo Guerreiros do Passo.
Programação completa no link abaixo.
Link: http://www2.recife.pe.gov.br/encontro-debate-a-preservacao-e-a-difusao-do-frevo/
Site: www2.recife.pe.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário